quinta-feira, 19 de novembro de 2015

França confirma que mentor dos ataques foi morto em Saint-Denis Comente


  • Foto sem data mostra o belga Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ser mentor dos ataques terroristas em Paris, morto ontem em ações policiais em Saint-Denis
    Foto sem data mostra o belga Abdelhamid Abaaoud, suspeito de ser mentor dos ataques terroristas em Paris, morto ontem em ações policiais em Saint-Denis
Autoridades francesas acabam de confirmar que foi morto nas ações de ontem em Saint-Denis Abdelhamid Abaaoud, suposto mentor dos atentados em Paris.

De origem belga, o corpo do jihadista foi "fortemente identificado após comparação de traços papilares", anunciou nesta quinta-feira (19) a Procuradoria da República em Paris, de acordo com informações de veículos de notícias franceses.
Segundo o comunicado da Procuradoria, houve compatibilidade nas impressões digitais de Abdelhamid Abaaoud. 
O corpo de Abaaoud estava no imóvel que foi alvo das ações da polícia em Saint-Denis, a norte de Paris, entre a madrugada e a manhã de ontem.
Em um primeiro momento, acreditava-se que ele estava na Síria, país onde os atentados a Paris na última sexta-feira (13) teriam sido planejados. O rumo das tentativas de localizá-lo mudou a partir do momento em que foi encontrado um celular, perto de um dos locais onde os ataques que ocorreram, que davam pistas de que o belga estaria em solo francês.
Dezenas de policias fizeram um cerco a um imóvel em Saint-Denis, nesta quarta-feira, com explosões e tiroteios registrados a partir de 4h20, no horário local. Uma mulher que estava em um dos apartamentos do prédio cercado acionou explosivos que mantinha presos ao seu corpo e se suicidou. Há rumores de que ela seria prima de Abaaoud e uma forte defensora da causa jihadista. Oito pessoas foram presas, todas sob suspeita de ligação com os terroristas. Até o momento, não foram divulgadas suas identidades.
Abaooud, 28, morou no distrito de Molenbeek, em Bruxelas (Bélgica), e estava desaparecido desde janeiro, quando a célula terrorista da qual era líder foi desmantelada.
As investigações vinculam a autoria dos atentados de Paris a uma célula descoberta no início do ano em Verviers (Bélgica), da qual Abaaoud seria o líder. Da Síria, ele teria planejado o massacre em Paris e mantido contato direto com os terroristas suicidas, de acordo com a imprensa belga.
Abaaoud já era alvo de um mandado de busca e apreensão desde que a polícia belga havia encerrado esta célula jihadista, que pretendia agir em território belga, poucos dias após o atentado à redação do semanário "Charlie Hebdo", em janeiro de 2015. (com agências de notícias internacionais).

Fonte: Uol 

Nenhum comentário:

Postar um comentário