sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Crise: UFERSA perde 50% dos recursos para investimento e 10% para custeio

Foto: Ascom/UFERSA

DA Assessoria/UFERSA

O Reitor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, professor José de Arimatea de Matos, está visitando os câmpus da Ufersa em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros e informando aos diretores que houve um corte de 50% nos investimentos e de 10% no custeio.

A reitoria informa que foi acompanhar e dialogar com os servidores e alunos quanto a realidade dos cortes na educação que vem sendo anunciado como medida do ajuste fiscal desde o início do ano pelo Governo Federal.
Segundo o Reitor, a Ufersa sofreu uma redução de 50% nos investimentos de capitais, que são os recursos direcionados à infraestrutura e expansão, e de 10% no orçamento de custeio, são os recursos utilizados para a manutenção da universidade.
“A nossa prioridade é garantir o pagamento das bolsas dos alunos e o salário dos terceirizados. Nós estamos trabalhando junto com o Planejamento da universidade para que o impacto com a redução do orçamento seja o menor possível para a comunidade acadêmica”, explicou.
Apesar da redução nos repasses, a reitoria informou que não houve paralisação de nenhuma obra nos câmpus. Nesse primeiro momento, a universidade tem recursos empenhados que darão para concluir muitos dos serviços, como já vem acontecendo.
Na Ufersa de Angicos, são 5 obras em andamento e uma já pronta que é o bloco de salas de professores. Em Caraúbas são duas obras em andamento e outras duas concluídas. No câmpus do Médio Oeste já foram entregues um bloco de salas de aula e outro de laboratórios.
Os dois câmpus oferecem atualmente 14 cursos de graduação com cerca de 2 mil alunos matriculados. Durante a visita, o reitor José de Arimatea aproveitou para discutir com os docentes a consolidação do ensino e a implantação de novas engenharias e licenciaturas nos dois câmpus.
Em Pau dos Ferros, o reitor também conversou com servidores e acompanhou as obras em andamento no campus, que é o mais recente e com o maior número de serviços em execução. Atualmente, são 7 ao todo. Recentemente, a Ufersa do Alto Oeste ganhou o primeiro bloco para professores. O prédio, com 35 salas, está acomodando 50 docentes, no momento. Mas tem capacidade para abrigar mais professores que estão para chegar por meio de novas vagas já garantidas. Caraúbas e Angicos também receberam garantias de receber novos docentes.
“Estamos fazendo todo o esforço e trabalhando para que a Ufersa não seja prejudicada com os cortes anunciados pelo governo. Apesar das incertezas, estamos otimistas e repassamos aos servidores e alunos que a nossa universidade é uma instituição cada vez mais consolidada e que tem responsabilidade e transparência em tudo que faz”, finalizou o reitor José de Arimatea.

Fonte: Mossoró Hoje 

Nenhum comentário:

Postar um comentário