terça-feira, 11 de agosto de 2015

Hospital Regional Tarcísio Maia está com lotação máxima neste início de semana

Foto: Cezar Alves

Da redação

O Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, está no limite máximo de atendimento de pacientes. Todas as enfermarias, inclusive repousos, lotados. Corredores com vários pacientes. Direção admite que pacientes e servidores estão no limite de estress.

Apesar de o HRTM ter comprado há pouco tempo 14 macas extras, nesta segunda-feira, 10, à noite, o SAMU teve um momento que ficou sem ter como realizar socorros. É que todas as macas das ambulâncias haviam ficada retidas com pacientes dentro do HRTM.
Na manhã desta terça-feira, 11, o quadro de superlotação continuava. Muitos pacientes receberam alta, mas um número ainda maior de vítimas haviam chegado, inclusive de cidades vizinhas, como Gilvan Martins da Fonseca, de 38 anos, esfaqueado em Ipanguaçu.
Além dos pacientes de acidentes e vítimas de tiros e facadas, um número elevado de pacientes idosos. Os leitos que eram para estão com um paciente, estão com dois.
Dentro do hospital é comum encontrar familiares de pacientes estressados com servidores e servidores com familiares de pacientes e pacientes. Existe pelo menos 10 pacientes com indicação médica para ser tratado em leito de UTI, que não tem vaga.
O diretor Jarbas Mariano, está em Natal, onde terá reuniões com o secretário Estadual de Saúde Ricardo Lagreca. Na ocasião, será tratado de novo sobre as obras de ampliação do HRTM, que estão paradas há anos. A obra prevê duplicação da UTI adulto de 10 para 20 leitos, instalação de uma UTI pediátrica e ampliação das clínicas em 36 leitos.
Para o diretor Jarbas Mariano, se estas obras fossem concluídas, já amenizaria e muito a necessidade de espaço. Outro problema é a falta de servidores. Neste caso, Jarbas disse que a SESAP já está preparando concurso público para o próximo ano.
Sobre as macas e o stress, o diretor Jarbas Mariano disse que é inevitável diante da impossibilidade de atender bem a todos e de todos ter um atendimento confortável. “Alguns reclamam, com razão, que não tem conforto no atendimento e outros por não ter condições de fazer um bom trabalho”, destaca o diretor Jarbas Mariano, acrescendo que quando o hospital lotado todos ficam no limite do stress.
O diretor destacou que várias medidas já foram adotadas para melhorar o trabalho dos servidores do HRTM, como abertura de descansos, por exemplo. Lembrou que a Farmácia Básica foi abastecida e o depósito de insumos também. Admite que falta algumas coisas, mas ressalta que são coisas pontuais e que são resolvidas.
Outro ponto destacado como importante pelo diretor Jarbas Mariano foi a abertura do Centro Cirurgico do Hospital Maternidade Almeida Castro, pois assim o paciente não tem que ficar na enfermaria do HRTM para aguardar cirurgia em Natal.
O Centro Cirurgico do HRTM, ainda conforme Jarbas Mariano, instalou um arco cirúrgico, para que pacientes com situação grave não tenham que serem transferidos para Natal.

Fonte: Mossoró hoje 

Nenhum comentário:

Postar um comentário