sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação 2015 começa amanhã‏

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Natal, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) com o apoio do Setor de Vigilância Epidemiológica (SVE) e o Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, promove, no próximo sábado (15) o Dia D da Campanha Nacional Contra Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para atualização do esquema vacinal.

O lançamento da campanha será realizado neste sábado, na Unidade Básica de Saúde de Bela Vista, situada na Rua Bela Vista, 1245, por trás da Escola Municipal Irmã Arcângela, no bairro do Igapó, zona Norte de Natal, às 8h. A campanha se estende até o dia 31 de agosto. A expectativa é que cerca de 50 mil crianças sejam imunizadas. A vacina será oferecida em todas as unidades de saúde do município.
O secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, destacou a importância da ampliação da cobertura da vacina para imunizar a população contra as duas doenças. “A poliomielite está erradicada no Brasil, mas isso não torna menos importante a imunização. Em alguns países que não tiveram o mesmo cuidado, foram registrados novos casos de paralisia infantil depois de décadas. É importante manter a vigilância e as crianças imunizadas. A vacinação contínua sendo a melhor forma de prevenção”, afirma o secretário.
A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Juliana Araújo, ressalta a importância da campanha, que tem como foco principal a vacinação contra a Poliomielite para manter o Brasil livre da doença. Em 2015, a campanha completa 36 anos e há 26 anos o país está livre da doença.
“Devido a existência da doença em alguns países da África, seguimos a campanha nacional para manter o país livre da paralisia infantil. Estamos há mais de duas décadas sem a Poliomielite no Brasil, isso é motivo de comemoração”, ressalta a diretora Juliana Araújo.
A meta da campanha de vacinação contra a Poliomielite é imunizar 95% da população de crianças de seis meses a menores de cinco anos, mantendo dessa forma elevadas coberturas vacinais homogêneas em todos os municípios, e assim, evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país.
Já o objetivo da campanha de Multivacinação é imunizar de forma seletiva crianças de zero a menores de 5 anos, avaliando a caderneta de saúde da criança e atualizando de acordo com a situação vacinal encontrada, aumentando as coberturas vacinais das crianças natalenses.

Fonte: Jornal De Hoje 

Nenhum comentário:

Postar um comentário