quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Campanha de vacinação contra pólio em Itaú já imunizou mais da metade do público-alvo e segue até o dia 31

Durante todo o dia do último sábado (15/06) foi realizada em Itaú-RN mais uma edição da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite, Dia “D” contra a paralisia infantil. A Campanha já conseguiu imunizar mais da metade do público-alvo no município, que segue até o dia 31 nas duas unidades de saúde do município, UBS Mãe Dália Centro e Centro de Saúde do Bairro Nossa Senhora das Dores. Os atendimentos são feitos das 8h às 17h. No último sábado, aconteceu o Dia D em três postos montados pela Secretaria Municipal de Saúde (UBS Centro, Escola Municipal Professor José Porto de Queiros e Centro de Saúde do Bairro Nossa Senhora das Dores).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 66% do público alvo foram vacinados, o que representa 228 crianças entre seis meses a menores de cinco anos. O objetivo da campanha é vacinar pelo menos 95% do grupo prioritário, formado por 344.


A vacinação ocorreu da seguinte forma:



As mães que levaram as crianças aos postos de vacinação neste Sábado, 15 de agosto de 2015, Dia D, participaram do sorteio de duas bicicletas, uma masculina e outra feminina.

O sorteio aconteceu na UBS Mãe Dália, localizada a Rua Cleofas Nunes, Centro de Itaú após o encerramento do dia D as 17 horas, contemplando Erik Daniel da rua Antonio Vicente e Natália Pinheiro do Assentamento Paraná.

Campanha de Multivacinação continuará durante o período da campanha de pólio, até 31 de agosto de 2015, as crianças também poderão receber as vacinas do calendário que estiverem atrasadas, por isso, é importante levar a caderneta de vacinação.

A Diretora da UBS Mãe Dália, Suelia Rego, pede às mães que não vacinaram suas crianças para levarem as mesmas até a UBS. Ainda será feito uma busca para localização dos 34% ainda não vacinadas nos bairros do município.

Conforme o Ministério da Saúde, a vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. “Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma é a prevenção. É recomendada até mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia”, afirmou.

Em caso de infecções agudas, febre acima de 38°C ou tenha hipersensibilidade (alergia) a algum componente do remédio, o Ministério da Saúde recomenda que os responsáveis consultem um médico para avaliar a situação.

DOENÇA – A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Quando há infecção, na maioria das vezes, o cidadão não vai à morte. Entretanto, contrai sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível. É causada pelo poliovírus e a infecção ocorre, principalmente, por via oral. (B.B)















Fonte: Assecom de Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário