Na média geral, o terminal do RN atingiu a nota 4,09 numa escala de 1 a 5, onde 4 é uma meta nacional pactuada entre a Secretaria de Aviação Civil e os gestores locais. Na primeira avalição, nos meses de julho, agosto e setembro de 2014, o aeroporto de Natal obteve 3,86. Em menos de um ano a avaliação cresceu 6%.
“A melhoria da infraestrutura e do atendimento é algo que beneficia diretamente o turismo e favorece a geração de emprego e renda”, disse o ministro Henrique Alves. O avião é hoje o principal meio de transporte dos turistas brasileiros, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. Mais da metade (56,8%) dos viajantes que afirmaram ter intenção de arrumar as malas pelos próximos seis meses, o fará de avião.
A lista em que o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves aparece em primeiro lugar, entre os pesquisados, tem itens como “transporte público” (4,52), “cordialidade dos funcionários da emigração” (4,94), “tempo de fila na emigração” (4,94), conforto na sala de embarque (4,60), “limpeza geral do aeroporto” (4,69), disponibilidade de assentos na sala de embarque (4,67), “disponibilidade de sanitários” (4,48), “cordialidade dos funcionários do aeroporto” (4,81), “distância caminhada no terminal de passageiros” (4,67), “disponibilidade de meio-fio” (4,83) e “facilidade de encontrar o caminho no aeroporto” (4,71).
Ao todo, 48 índices de satisfação são medidos trimestralmente. Para a edição do 2º trimestre de 2015, foram consultados 12.701 passageiros em áreas de embarque e desembarque de 15 aeroportos brasileiros, que concentram 80% da movimentação no Brasil. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 5%. Os resultados geram relatórios personalizados, que são enviados aos 15 aeroportos pesquisados. A ferramenta, construída com base na opinião dos passageiros, se transformou em aliada no diagnóstico, administração e gestão aeroportuária no país, subsidiando a melhoria da oferta de serviços no transporte aéreo.
Fonte: O Jornal de Hoje
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