segunda-feira, 15 de junho de 2015

União de ex-prefeitos tentam fortalecer oposição em Itaú-RN. Seria possível? Saiba aqui

Quando o assunto é política, principalmente em Itaú, tudo é possível. A Redação do Cidade News foi procurada alguns dias por um cidadão itauense, residente hoje em Natal para fazer alguns esclarecimentos sobre alianças políticas no município de Itaú.

Breno Fernandes e Edson Melo (Foto Facebook)

 Breno Fernandes, conhecido por Breno Galelo adepto desde muito cedo ao PMDB, filiou-se ao PSD, partido do atual governador Robinson Faria. Evento acontecido na Capital do Estado no mês passado (maio). Na ocasião Breno Galego, acompanhava o ex-prefeito de Itaú Edson Melo (EX-DEM), hoje filiado ao PSD e presidente do partido em Itaú.

Breno filiando-se ao PSD (Foto Facebook)

Edson Melo o "Baiba" filiando-se ao PSD (Foto Facebook

O fato está sendo um tanto quanto curioso devido Breno antes adepto ao PMDB coordenado pelo ex-prefeito Neuremberg Fernandes resolveu apoiar o seu maior adversário político na cidade, Edson Melo (PSB); ocasionando dúvidas e questionamentos entre os munícipes.

Com isso entra em ação Breno Galego, tentando fazer o maior feito na história política de Itaú, a união de Edson Melo com Neuremberg Fernandes.

O desejo da união foi confirmada pelo próprio Breno a nossa redação , ao ponto de nos procurar para divulgar a notícia devido o fato do mesmo está cansado de ser incomodado com perguntas sobre o assunto, portanto hoje, tentaremos esclarecer com o maior número de informações que conseguimos arrancar dos envolvidos em questão.

De acordo com Breno, muitas pessoas ficam ligando perguntando: “Breno é verdade que você está conversando com o "Baiba" e Neuremberg para unir eles dois nas eleições do próximo ano?” Breno respondeu que Sim! Está tentando fazer uma aliança entre os dois.

De posse da informação procuramos o ex-prefeito Edson Melo e ao abordamos com a pergunta se seria possível a união dos ex-prefeitos, obtivemos como resposta: “Meu filho, ainda não é tempo de falar sobre isso, ainda está muito cedo, mas quando for tempo eu te procuro e falo” respondeu Edson Melo a reportagem do Cidade News.

Perguntamos a Breno o que motivou ele a querer unir os ex-prefeitos, a resposta foi clara: “Minha grande motivação de unir Edson Melo e Dr. Neuremberg primeiramente é a grande admiração que tenho pelos dois e grande amizade que tenho com Dr Neuremberg de muito tempo, inclusive sempre votando nele e aliado dele em várias campanhas, e em relação a Edson Melo sempre fui adversário político dele em várias campanhas mas sempre tive respeito a ele e sempre tive amizade com seu filho Fernandes e essa amizade com certeza contribuiu muito para eu hoje está ao lado de Edson Melo, como uma das pessoas mais próximas a ele, e o que mais me motiva também pra essa união é saber que tanto Edson Melo como Dr Neuremberg tem grandes serviços prestados à toda população itauense e, essa união com certeza quem ganhará é nossa cidade pois pela experiência que os dois têm enquanto ex administradores pode fazer uma Itaú bem melhor e mais desenvolvida pelo bem estar da nossa população!” concluiu Breno.

Já o Ex-prefeito Neremberg Fernandes não só respondeu como nos deu vários exemplos sobre o assunto em questão.

De imediato questionamos Dr. Neuremberg se era possível a aliança entre os dois, o mesmo respondeu que a aliança traria muitos prejuízos, pelo fato de muitos bacurais não votar em Melo, isso seria o mesmo que trair seus eleitores.

“Olha, de antemão eu lhe aviso o seguinte, vamos pelo início da minha vida política. Eu comecei minha vinha política aqui, fazendo campanha contra Melo, então meu eleitor é anti Melo! Ainda nessa última campanha nós tiramos muitos votos do bacural/Melo, mas existe muito bacural que não vota em Melo, então nessa tradição fica difícil”. Afirmou Neuremberg.

Sobre a articulação feita pelo Jovem Breno, Dr. Neuremberg disse existir uma possibilidade de conversa, no entanto, nada foi falado a respeito de aliança entre os ex-prefeitos; a proposta trazida por Breno, foi um convite para participar da convenção municipal do PSD.

“Existe uma possibilidade de conversar, de ir a convenção que ele mim chamou. Ele mim convidou para ir a conversão, é diferente, não teve nada há ver com aliança, eu disse que tinha coragem de ir a convenção. Certo, qualquer pessoa mim convidando eu não vou não. Porque existe assim, uma forma de eu mostrar as pessoas que eu não sou qualquer um não, que convida qualquer um não. Eu já fui prefeito, vice-prefeito, de certa forma, queira ou não, existe uma autoridade no meia dessa história. E não é por um convite de boca de porta que eu vou não, eu só vou se vier um coisa articulada, fundamentada”, desabafou.

Neuremberg prosseguiu nossa conversa dizendo que não é qualquer um, para qualquer pessoa convidar ele para um evento e ele ir, porque tem restrição, tem vergonha, dignidade, é um político honesto, não podendo fazer isso com o povo que o acolheu como líder maior.

O convite ao qual Neuremberg falou, feito por Breno refere-se a convenção do PSD, que acontece no próximo dia 27 de junho na cidade de Itaú. E nesse sábado (20) acontece a convenção Estadual na Assembléia Legislativa do RN, com a presença de Edson Melo, Paulo Moreira, Zé Filho Melo, Breno Fernandes, lideranças políticas Estadual e Nacional.

Com isso entendemos que o ex-prefeito, espera um convite formal, organizado, enviado pelo ex-prefeito Edson Melo, que ao questionarmos novamente sobre a aliança entre os dois, Dr Neuremberg foi firme em dizer que nada foi cogitado  a respeito da aliança, houve uma insinuação do jovem Breno, e que não há possibilidade dessa união, exemplificando através de hipótese que não é de sair de um lugar, porque não gosta do prefeito, ir aliar-se com seu maior adversário.

Para isso Neuremberg disse precisar receber orientações do Presidente do Partido, pois ele é presidente do Diretório Municipal, primeiro ouvirá o presidente Estadual para tomar uma decisão sobre futuras alianças.

Neuremberg aproveitou a oportunidade para explicar sobre outros assuntos que rondam pelas calçadas da cidade, a respeito da aliança com o atual prefeito Ciro Bezerra, onde segundo os comentários Dr Neuremberg esperá algo em troca para fazer aliança, do tipo um emprego na comunidade.

“A minha possível aliança com Ciro não tem nada há ver com emprego, existe comentários, mas isso não prende a mim a nada, o que prende são as ações dele com o povo, se ele é prefeito, ele tem que fazer para o povo, independente de que partido ele seja,não é verdade? Então como é que ele pode conquistar o próprio eleitor se não for fazendo, dando condições.

No desenrolar da nossa conversa, o Ex-prefeito aproveitou para dar alguns conselhos ao atual administrador (Ciro Bezerra), em relação a perseguições políticas, algo que o mesmo sentiu na pele e que hoje paga um alto preço, dando a entender que se voltasse ao cargo de chefe do Executivo Municipal não cometeria o mesmo erro.

“Agora perseguindo é que eu não aceito! Eu já fiz isso no passado e sei o trauma hoje que estou sofrendo, perseguição política não resolve o problema de político nenhum, porque se persegue um, destrói um, dois, três dele. Eu sou contra esse lado ai, eu fiz isso quando eu era prefeito e mim dei mal, por experiencia própria eu condeno isso ai. Agora a minha possível aliança com Ciro independe de emprego para um filho meu, de emprego para mim. Se isso acontecer, seria eu voltar para o meu emprego, porque eu sou empregado do município, desde o "Baiba" que ele já mim botou pra fora e não mim deixou trabalhar e Ciro vem do mesmo jeito, mas mim prometeu que mim chamaria. Agora não vai ser qualquer emprego que vai mim levar a ficar com um ou com outro não, esse tipo de coisa não mim prende, o que mim prende são ações concretas para o povo de Itaú” finalizou Neuremberg.

Outro assunto que está sendo destaque na cidade, principalmente nas redes sociais, é a possível candidatura de Breno Galego ao pleito de 2016 ao cargo de vereador do município, diante do fato, questionamos Breno se sairia candidato ao pleito de 2016 ao cargo de vereador.

Breno foi cauteloso e disse que ainda é cedo para comentar, porque existe membros da família na política, e que outros desejariam ingressar no meio político, e o acumulo de familiares colocaria em risco à todos.

“Em relação a uma possível candidatura minha a vereador tá cedo pra falar alguma coisa e isso tem que ser conversado bem com meus familiares e amigos, não posso decidir isso sozinho, e outra coisa, como você já sabe amigo Arlindo, na família do meu pai já temos um vereador, que é meu primo Márcio Lima e estou tendo informações de que ele não é mais candidato e vai ceder a vaga para seu filho, meu primo Alisson Maia, outra coisa, outro primo que também poderá ser candidato, é Ivan de Têtê, segundo ele disse que sua candidatura depende do grupo político que ele pertence hoje, então mais de um candidato na família acaba prejudicando a todos”, declarou Breno.

Diante dos esclarecimentos cabe a nós, esperarmos os rumos do futuro da política itauense. Desde já agradeço a atenção dos entrevistados. Deixamos o nosso espaço aberto para qualquer cidadão fazer o seu manifesto, divulgação ou esclarecimento sobre qualquer assunto de interesse da nossa comunidade.

Fonte:  Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário