sábado, 13 de junho de 2015

Câmara de vereadores de Itaú realizou audiência pública sobre o Uso consciente da água no município

Na manhã de sexta-feira, 12 de junho de 2015, a Câmara Municipal de Itaú realizou no Clube ACRI, uma audiência pública sobre a Campanha de Consciência do Uso da Água da Adutora do Açude Clidenor Regis de Melo, mais  conhecido como açude passagem.


A audiência teve início com a formação da mesa das autoridades composta pelo Prefeito Ciro Bezerra, Vice Prefeito Paulo César, Presidente da Câmara Antônio Dias, Vereadores: Gildo Pinheiro, Márcio Lima, Alex Brasil, Fafá Maia, Jailson Brito, Reikson Brasil, Ítalo Medeiros e Paulo Moreira, Vereadora Gardênia Maria de Taboleiro Grande representando a prefeita Clébia Bessa, Miguel Arcanjo representante da CAERN, o Pastor Gerson da Assembléia de Deus e Chaguinha presidente da Colônia de Pescadores. Participou ainda os vereadores Teófilo, Gerferson e Aluízio Paulino e Júlio da Cidade de Taboleiro Grande, Secretários e Diretores do município, representantes da Emater e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

O Requerimento pedindo a realização da audiência partiu do Vereador Ítalo Medeiros, após pedidos de populares preocupados com a pouca quantidade de água e o desperdício por parte dos moradores, lançado no dia 08 de maio de 2015, para discutir com as cidade de Itaú e Taboleiro Grande o uso consciente da água dos açude Clidenor Régis de Melo que abastece as respectivas cidades.


A cerimonialista, Josivânia Freitas, fez a leitura do requerimento apresentado na Câmara dos Vereadores, pedido pelo vereador Ítalo Medeiros, em seguida passou a palavra ao Presidente da Câmara, Antônio Dias (Toinho Galego).

Toinho saudou todos os colegas vereadores de Itaú e de Taboleiro Grande e todos os participantes, agradecendo a presença de todos pela participação no evento, onde demonstraram  preocupação com o tema a ser abordado, deixando claro que o ponto da audiência não era proibir, mas alertar a realidade da situação das águas do açude, com a população das cidades abastecidas, apresentando pontos fundamentais que seriam debatidos na audiência como: A maneira de garantir a qualidade da água do reservatório; como devemos controlar a retirada da água pelos carros pipas; até que ponto as duas cidades estão cientes da gravidade e problemas que estamos e iremos enfrentar nos próximos meses e qual a medida urgente deve ser tomada pelos municípios para economizar água.

Passada a palavra ao Prefeito Ciro Bezerra, o mesmo cumprimentou todos os presentes, destacando a importância do assunto da pauta, que é a preservação da água do açude da “Passagem” destacando a importância da participação das escolas na audiência.

Ciro iniciou sua fala dizendo que esteve em uma audiência publica como representante da AMORN e FEMURN de preposição do Deputado Hermano Morais na Capital do Estado onde era discutido como ter uma boa convivência com a seca, no entanto, o que se tem de concreto em relação a seca, de acordo com Ciro, é nada, porque as políticas públicas são políticas paleativas, somente para socorrer em um momento crítico, sendo esquecido (engavetado) quando cai as primeiras chuvas.

O prefeito como Presidente da AMORN e dirigente da FERMUNR prometeu levar o resultado da audiências, os objetivos e as metas, aos âmbitos estaduais e federais. Justificando que quando essas políticas são financiadas com recursos do município, hoje é praticamente impossivel, porque a crise que assola o Brasil começa nos pequenos municípios, não tendo condições de bancar financeiramente, projetos, políticas bancada pelos municípios, tendo que recorrer ao governo do Estado e ao Governo Federal.

O Gestor destacou também o projeto de transposição do Rio São Francisco, cuja audiência na capital foi justamente para levar as reivindicações da Região Oeste e do Estado do RN, possa chegar a Barragem de Santa Cruz e rios afluentes para amenizar a situação da seca, parabenizando em seguida o Vereador Ítalo Medeiros pela preposição e a todos os vereadores pela aprovação.

Ciro encerrou suas palavras pedindo que após as discussões possam sair com algo concreto e real para ir buscar junto a CAERN, ao governo do Estado, junto a População e as Escolas quanto a conscientização da preservação deste manancial.

O autor do requerimento Ítalo Medeiros agradeceu aos colegas vereadores pela aprovação, justificando que a ideia surgiu a pedido de amigos e moradores do município, preocupados com a situação do açude. Onde somente os vereadores não teriam condições de encontrar uma solução sem compartilhar com toda comunidade. Trazendo as palavras do presidente da Câmara, que não estava ali para proibir, mas era o primeiro passo para detectar os problemas existentes, estando ali para ouvir as propostas, ideias, indagações para discutir e buscar uma solução de como prevenir o colapso, dizendo que não tem uma receita, mas que com a união, possam encontrar um caminho para conscientizar a população.

O vice prefeito Paulo César, disse que esteve em reunião com o Juiz Jarbas Bezerra, que pretende criar o Setembro Cidadania, onde seria ensinado mais cidadania aos nossos jovens, fazendo alusão ao tema, para que a população seja conscientizada na questão da preservação da água.

Paulo César disse que Itaú é uma cidade privilegiadas, pois viu quando viajou para Brasília choradeira de prefeitos em relação a falta de abastecimento de água, e que isso sirva de conscientização para preserva a água que temos.

A palavra foi passada ao Vereador Gildo Pinheiro, que cumprimentou todos os presentes, iniciando dizendo ser muito difícil prever os fenômenos da natureza. Dizendo que já convivemos com a seca diariamente, ficando a expectativa se vai chover ou não, recorrendo as orações, destacando que não tem jeito, pelo fato das políticas públicas estarem ultrapassadas, citando as obras da Transposição do Rio São Francisco.

Ao demonstrar a preocupação em preservar a água, o vereador informou os populares que o município de Itaú é o segundo do Estado do RN com o maior potencial hídrico, perdendo apenas para Apodi, encerrando suas palavras pedindo que os munícipes façam economia de água, e que os vereadores não estão para proibir.

Para tentar defender a ação dos vereadores na realização da audiência pública Gildo resolveu discordar de uma fala do Deputado Getúlio Rego, que segundo Gildo, o Deputado disse que o vereador era o pára-choque da política, mas para ele o vereador é o jumento da política.

“Não é que o vereador esteja aqui proibindo nada, poque vereador, tem sido Ciro, ou eu acho que Getúlio Rego falou no transporte, disse que era o pára-choque, o pára-choque da política é o vereador, mas eu digo que é outro meio de transporte. Eu já digo que é o nosso saudoso ‘jumentozinho’. O Vereador é o jumento da política, porque quando o vereador cai, você sabe o que acontece? Fulano mete o pau! Mete o pau no lombo, mete o pau nas pernas, mete o pau no pescoço, só não mete no rabo”, finalizou Gildo.

O Vereador Márcio Lima niciou dizendo que esse era um momento muito especial, um momento de reflexão, por estar vivendo uma crise hídrica que não está só afetando o município, mas a região nordeste. Chamando a população para a discussão e ouvir as opiniões, sugestões e propostas. Márcio falou sobre um trabalho escolar realizado in loco dizendo-se preocupado com a situação que se encontra a água do açude passagem, convidando em seguida Kaliandra para fazer a apresentação do trabalho.




Após a apresentação a cerimonialista parabenizou a escola em seguida com o adiantado da hora, foi-se combinado para convidar a todos para ver a situação do açude de perto, passando em seguida para as perguntas dos participantes.

O vereador Jailson Brito pediu espaço para realizar três perguntas, uma para o representante dos pescadores, ao prefeito e ao representante da CAERN. Jailson quis saber o que se comentavam pelas ruas da cidade, em relação a pesca, em especial o lançamento de tarrafas que baldeia a água, e de acordo com Chaguinha, o fato realmente acontece, porém não é proibido, no entanto, existem leis que não são cumpridas pelos pescadores tanto do município de Itaú e Rodolfo Fernandes, apontando como solução, um vigia no local.

Para o prefeito Jailson perguntou o que se pode fazer em relação aos carros pipas que estão retirando água de forma desenfreada e segundo os moradores o que se pode fazer em relação a motores que são ligados diariamente desperdiçando água na irrigação de capim.

Como resposta Ciro disse que o açude é do Estado e o que pode ser feito, tem que procurar a SEMAH e buscar um solução junto com a CAERN em relação as duas situações apresentadas pelo vereador. Podendo fazer também um controle.

Em relação a essa controle Ciro aproveitou o ensejo para dizer que segundo informações, os motoristas cadastrados na operação carro-pipa do exercito, estão vindo retirar a água do açude passagem durante e a noite, fazendo o abastecimento nos locais cadastrados dizendo ser de Apodi, da barragem de Santa Cruz, onde a partir de então erá contatar o exército informando o ocorrido.

Já ao chefe da CAERN, Jailson quis saber porque se existe uma adutora para Pau os Ferros da barragem Santa Cruz, porque Taboleiro Grande não é abastecida pela adutora. De acordo com Miguel o abastecimento não é feito pela adutora porque a mesma não está concluída, o que abastece Pau dos Ferros é uma adutora de engate rápido, imposição do Ministério Público do RN.

O Vereador Aluízio de Taboleiro Grande sugeriu ao prefeito Ciro, a perfuração de poços profundos, criticando a CAERN que não tem buscado investimentos que possam resolver a situação da seca no RN, até mesmo através de poços profundos.

Ciro disse que a maneira não é viável na nossa região por não ser possível a perfuração de poços profundos por estarmos localizado em uma região para poços cristalinos, ou seja, poços rasos.

O Pressor Emerson defendeu a colocação do Prefeito, fazendo uma pequena explicação dos solos da nossa região com os da chapada do Apodi.

O popular Adiel, representando por Leodécio sugeriu a colocação de uma bomba para abastecer os carros-pipa, porque os caminhões poluem a água do açude com o óleo, ocasionando mais prejuízos para a população. Leodécio falou também a respeito do consumo baixo, onde deveria ser incentivado o baixo consumo e não cobrar a taxa de 10 metros imposta pela CAERN. Encerrando sugerindo a distribuição de panfletagem com informações para economiza água.

O popular Katson Fernandes parabenizou a iniciativa do vereador Ítalo, seguindo sugerindo que o prefeito com sua representação no Estado se mobilize junto com esses representantes no empenho da conclusão da adutora do Alto Oeste, sugerindo que com o cancelamento do São João os recursos que seriam investidos fossem voltadas para o homem do campo. Finalizando criticando a falta de compromisso dos funcionários da CAERN que deixam por longo período os vazamentos pela cidade.

O Prefeito Ciro disse que não só a AMORN mas também a FEMUNR tem cobrado veementemente da secretaria de meio ambiente e recursos hídricos, mas o que esbarra é a questão financeira.

Quanto ao São João Ciro disse que seria o mais barato devido as dificuldades financeiras, e acatou a recomendação do Ministério Público, para priorizar e dar todo apoio ao homem do campo, destacando que é um apoio jamais visto no município.

O Professor Emerson Matheus quis saber dos vereadores de Taboleiro Grande quais seriam as ações que os mesmos desenvolveriam dentro do município para conscientizar os moradores em relação a utilização de maneira adequada da água.

De imediato a vereadora Gardênia agradeceu pelo convite para participar da audiência, respondendo em seguida dizendo que o legislativo pretende fazer a mesma audiência pública de conscientização, que segundo a vereadora, a população de Taboleiro Grande já tem essa conscientização pelo fato da água vir do município de Itaú, e que convidará as autoridades itauense para o evento.

O pastor Gesson alertou sobre o uso racional da água, sugerindo a bonificação para quem economizar menos dentro da taxa cobrada pela CAERN, apontando ser injusto a falto de incentivo por parte da prestadora em especificar dez metros cúbicos de água.

O Pastor rebateu a expressão “proibir” usada pela maioria dos vereadores, dizendo que não concorda com todas as letras da palavra, onde se grupos específicos se beneficiam da situação e que aquele situação está prejudicando a totalidade, aquele grupo tem que entender que vai ter que parar por ai. Acatando a ideia de Adiel em colocar uma bomba, onde essas questões serão de grande valia. Finalizando sugerindo baixar um decreto ou portaria trazendo o uso adequado da água e acesso.

Deusalúcia que está concluindo seu TCC, parabenizou a ação dos vereadores e aproveitou para dizer que ficou assustada ao realizar uma pesquisa, como as pessoas faz mal uso da água, dizendo que realizará palestra de conscientização nos bairros, convidando o gerente da CAERN Miguel se achar importante que a acompanhe em algumas dessas palestras para mostrar a situação do Município em relação a água.

O morador Erimar, questionou o funcionário da CAERN em relação aos vazamentos, ao dizer que como é que se pede para os moradores fazer economia da água se quando é comunicado um vazamento na cidade de algum cano estourado, os funcionários demoram de dois a quatro meses para fazer o concerto?

A indagação levantou a ira de uma das participantes que interrompeu a fala e disse "anos", pois a mais de ano que vem pedindo para concertar um vazamento na Rua Moisés Miguel, e os funcionários faziam vista grosa.

Como justificativa Miguel disse que muitas vezes quando acontece esses vazamento a CAERN não é comunicada, dizendo ainda que o operador está entregando a conta e o popular informa de um vazamento e ele não anota a reclamação.

Miguel disse ainda que muitas vezes os consumidores ao invés de ligar para o escritório ligam para a rádio. Apontando que na papel da conta vem impresso o número de telefone do escritório e que só não atende se não estiver no escritório.

As justificativas dada por Miguel não convenceram os consumidores que afirmaram que a linha disponibilizada não chama e quando chama, ninguém atende. Foi quando a cerimonialista perguntou a quem deve ser feita a reclamação, tendo como resposta que só Miguel recebia as denúncias.

Vânia pediu ainda para que as pessoas formalizem suas reclamações, peguem a assinatura, registre em algum lugar para comprovar a denúncia.

Após as exposição das perguntas o vereador Ítalo agradeceu a presença de todos, principalmente pela paciência. Reforçando que os vereadores de Taboleiro Grande convide o Poder Legislativo Municipal para participar da audiência pública da cidade.

O Prefeito Ciro se disse muito feliz com a audiência porque participou de uma audiência organizada pelo governo e não produziu o mesmo resultado produzido com a audiência. Pois a mesma além de conscientizar encaminhará as propostas em busca do objetivo proposto.

A audiência foi encerrada com as palavras do presidente da Câmara que agradeceu as lideranças de Taboleiro Grande pela presença e de todos os itauenses, principalmente os que se comprometeram no sucesso da audiência.



Fonte:  Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário