sábado, 16 de maio de 2015

"MEC não ampliou Campus da UFERSA, apenas mudou nomes dos cursos"

Foto: Cezar Alves

Da redação

O ex-reitor da Universidade Federal Rural do Semiárido e atual secretário de Planejamento de Mossoró, professor Josivan Barbosa, contesta a informação de que o Ministério da Educação autorizou a criação de novos cursos em Pau dos Ferros, abrindo mais 300 vagas.

“Na verdade, o MEC apenas aceitou a proposta da atual gestão de UFERSA em mudar o nome de alguns cursos já criados e aprovados. As 300 vagas já existiam no projeto inicial, que previa 103 professores, 51 técnicos administrativo de nível superior e 76 técnicos de nível médio”.
Veja o PROJETO INICIAL
O ex-reitor Josivan Barbosa explicou que o Campus de Pau dos Ferros foi planejado para atender, quando em pleno funcionamento, até 1.900 alunos, nos três turnos de funcionamento. A descrição dos cursos que foram ofertados inicialmente são:
Bacharelado em Ciência e Tecnologia (bacharelado) - 300 vagas anuais e um Curso para Formação de Professores (Licenciatura), com 100 vagas. Ao formar a turma em bacharelado, os formandos seriam direcionados para uma das cinco engenharias projetadas.
No primeiro semestre de 2012, o Campus da UFERSA em Pau dos Ferros foi autorizado pelo MEC, o primeiro e único no governo Dilma Roussef na região Nordeste, com 150 vagas.
Após concluir o bacharelado em Ciência e Tecnológia, os estudantes teriam como opção seguir em uma das cinco engenharias que seriam ofertadas pela UFERSA no Campus de Pau dos Ferros. Ou seja, migraria dentro do Campus de um curso para outro.
Os bacharéis em Ciência e Tecnologia, iriam se formar em Engenharia Civil, Mecânica, entre outras. Entretanto, a atual gestão da UFERSA sugeriu ao Ministério da Educação, em Brasília, mudanças no formato inicialmente projetado.
A reitoria da UFERSA solicitou ao MEC que uma das engenharias fosse transformada em Arquitetura e Urbanismo, ofertando pelo menos 80 vagas anuais, que seria para atender a uma demanda de mercado existente na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Também solicitou a transformação do curso de Formação de Professores no Curso de Tecnologia da Informação, que seria outro bacharelado, com 160 vagas e o Curso de Engenharia de Software, com 60 vagas anuais.
O MEC recebeu os pedidos da UFERSA e aceitou, tendo publicado esta semana as mudanças. Porém,” isto não significa dizer que o Campus de Pau dos Ferros foi ampliado. Não são vagas novas”, explica o ex reitor Josivan Barbosa.
Como assim 300 novas vagas, se não houve ampliação do número de vagas ofertadas, não teve aumento no número de professores e nem de técnicos de nível superior e média, assim como não teve investimento para ampliar a estrutura física, ou seja, não serão ofertadas novas vagas no Campus da UFERSA em Pau dos Ferros. Seria muito bom que isto acontecesse mesmo. "A região é muito carente", diz Josivan Barbosa.

Fonte: Mossoró Hoje 

Nenhum comentário:

Postar um comentário