sexta-feira, 13 de março de 2015

Polícia prende homem acusado de assédio sexual a atrizes em teste para filme

Raphael Fyah é acusado por um grupo de atrizes de assédio sexual em teste de elenco para filme (FOTO: Reprodução)Foi preso preventivamente o acusado de assédio sexual em teste de elenco para filme que seria gravado em Fortaleza, Raphael Fyah. A detenção, que cumpre ordem judicial da 6ª Vara Criminal, foi realizada nesta quarta-feira (11). O suposto diretor de cinema foi levado para o 33º Distrito Policial, no Bairro Goiabeiras, e poderá responder ao artigo 216 do Código Penal, por atentado ao pudor mediante fraude.

O caso, revelado pelo Tribuna do Ceará, começou a ser investigado após o registro de Boletim de Ocorrência feito por alunas de teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC). Raphael teria convocado pelo menos 30 atrizes para participar de teste para a gravação do longa Barra do Ceará, de sua autoria, que teria cenas mais violentas do que filmes como Cidade de Deus e Tropa de Elite e teor sexual que se aproximaria dos filmes Ninfomaníaca e Azul é a Cor Mais Quente.

Os testes foram realizados no dia 3 de fevereiro, dentro do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cuca) da Barra do Ceará, órgão mantido pela Prefeitura de Fortaleza. Uma das atrizes admitiu que participou de uma simulação de sexo, seminua. Raphael inicialmente negou o caso, mas depois admitiu sua “inexperiência” no ramo, e que uma das jovens fez mesmo o teste, porém sem penetração.

Se fosse aprovada para a vaga de protagonista, a atriz receberia R$ 3 mil de cachê pela participação na produção. Revoltadas, as jovens se mobilizaram e foram à polícia para denunciá-lo por assédio sexual.

Passado o Carnaval, o delegado do 33º Distrito Policial, Sidney Furtado, que acompanha o caso, começou as investigações. Ele ouviu mais uma vez as atrizes e tomou o testemunho da universitária que chegou a fazer o teste. Funcionários do Cuca Barra também foram ouvidos.

Segundo Sidney, o verdadeiro nome do rapaz é Francisco Raphael da Costa Silva, sendo conhecido pela polícia como Dentinho. Ele já responde a cinco acusações por estelionato. Se Raphael for condenado nesse novo caso, a pena é de reclusão por dois anos e seis meses.

CONVERSAS DE MICHELLE E RAPHAEL

Humilhação

As atrizes denunciaram também o tratamento preconceituoso que receberam da Polícia Civil inicialmente, antes de a imprensa abordar o caso. A universitária que fez o teste alega que foi humilhada por funcionário do 33º DP, na ocasião em que registrou BO. Isso levou a defensora pública que acompanha a denúncia, Elisabeth Chagas, a criticar a falta de preparo das delegacias no que diz respeito ao atendimento a mulheres que sofrem violência sexual.

Fonte: Tribuna do Ceará via Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário