quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Itaú realiza com sucesso a 1ª Semana do Bebê

A prefeitura Municipal de Itaú em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e
do Adolescente em parceria com o Conselho tutelar e NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescente) realizou de 07 a 11 de dezembro de 2014, a 1ª Semana do Bebê, com o tema: “Todos juntos pela primeira infância”.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo o direito a sobrevivência e o desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos, prioridade na agenda dos municípios brasileiros.



A Abertura oficial aconteceu na segunda-feira, dia 08 de dezembro de 2014, no Mercado Público, onde a Primeira Dama e Secretária da Assistência Social, Jaíra Martins, iniciou falando sobre os serviços prestados pelo município, voltado para as gestantes do município de Itaú-RN, destacando que era a primeira vez que o evento acontecia.

Jaíra destacou o cuidado com três crianças que faz o acompanhamento com leite especial, que por ser caro, as crianças são de famílias carentes e não tem condições de comprar o alimento.



Em seguida a Secretária de Educação Mirianete Brasil, destacou alguns dos serviços que são realizados pela Secretaria de Educação para atender as crianças. Dizendo que a data para realizar a semana do Bebê foi muito propícia, por ser o mês do nascimento de Jesus.

De acordo com a Secretária, o município de Itaú atende uma faixa de 266 crianças de 0 a 5 anos, em quatro escolas da Educação Infantil, inclusive no Sítio Acauã com 15 alunos. Já as crianças de 06 anos, o atendimento é feito nas escolas de Ensino Fundamental (4 escolas) sendo 60 crianças atendidas nessa faixa etária e 05 da Zona Rural.

Após as falas da Secretária da Assistência e da Educação, o Psicólogo Alan Amorim proferiu uma palestra com o tema: “Relacionamento pais e filhos”.



Alan destacou a importância do tema no município pelo fato de estar trabalhando não somente com o período da gestação, onde envolver as crianças de 0 a 6 anos que começam a desenvolver suas potencialidades e a ciências dos pais em estar presente na vida da criança.

Para finalizar Josivânia Freitas passou aos presentes a programação da Semana do Bebê convidando a todos a participarem.

Ainda na cerimônia de abertura foi lançado o concurso do “Bebê prefeito”, ou seja, o primeiro bebê que nascesse durante a semana do evento, seria condecorado com o título, entretanto até o fim da Semana do Bebê, nenhum bebê nasceu no município de Itaú.



Na terça feira dia 09 de dezembro de 2014, aconteceu atendimento Pediátrico na Unidade Básica de Saúde Mãe Dália com a Doutra Kaliane Aires, consequentemente acontecia atividades físicas para grávidas no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS com o Educador Físico Rochelehudson da Silva, que além de fazer as práticas, orientava as grávidas quanto aos cuidados com a saúde.




Logo em seguida aconteceu a Oficina de Shantala (Que o bebê cresça sendo desejado e amado) no Centro de Referência da Assistência Social –CRAS, ministrada pela Doutora Marise Melo, que falou um pouco sobre Shantala, uma massagem desenvolvida a Índia, trazendo ao beber um maior elo com sua mãe.

Na quarta feira, 10 de dezembro, aconteceu a aplicação de flúor e sulfato de Vitamina A nas Escolas Municipais de Educação Infantil; o Teste do Pezinho; Atualização da Carteira de Vacinação na Unidade Básica de saúde Mãe Dália e a Noite o Culto Ecumênico na Igreja Assembléia de DEUS.

O Coordenador de Saúde Nedilson Paiva destacou a prevenção das doenças com a realização do teste do pezinho, por isso a importância da realização do teste para se ter uma criança saudável.

Na quinta-feira, dia 11 de dezembro de 2014, aconteceu a Santa Missa de encerramento da Semana do Bebê na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, e a noite o encerramento da Semana do Bebê no Mercado Público, onde os presentes puderam participar de uma palestra com o tema: “Alimentação escolar”, ministrada pela Doutora Isis Barra, em seguida as gestantes participaram de brincadeiras junto com as crianças, que se divertiram bastante na cama elástica.






Ainda no encerramento foram entregues kit’s básicos do bebê para as mães que daria a luz neste mês de dezembro, encerrado o momento com a fala do Prefeito Ciro Bezerra ao falar sobre a importância da Semana do Bebê para o município de Itaú, por ser a primeira semana direcionada para crianças de 0 a 6 anos de idade e para as mães gestantes terem conhecimentos e as crianças possam começar a desenvolver atividades que venham proporcionar um melhor crescimento e também uma das exigências da conquista do Selo UNICEF, deixando um legado importantíssimo.





Fonte: Assecom Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário