sábado, 6 de dezembro de 2014

Aplicativo criado na Ufersa Caraúbas é selecionado para participar de programa do Instituto Claro

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Francisco Ebson e Ailton Junior. Aluno e professor de áreas diferentes da Ufersa Caraúbas que conseguiram desenvolver um aplicativo para surdos.

O aplicativo de telefone celular LibVoz, desenvolvido pelo estudante Francisco Ebson Gomes com a orientação do professor Ailton Júnior da Ufersa Caraúbas, foi um dos 22 projetos de Tecnologias Sociais selecionados para o programa Campus Mobile do Instituto Claro. A lista com os projetos aprovados foi divulgada esta semana no site do Instituto.

SAMSUNG CAMERA PICTURES
Aplicativo LibVoz traz os símbolos da língua brasileira de sinais
Criado com o objetivo de auxiliar na comunicação de surdos e ouvintes, o aplicativo é prático e traz os símbolos da língua brasileira de sinais entre outras ferramentas de inclusão. O projeto foi idealizado também para melhorar o acesso educacional das pessoas que não podem ouvir e enxergar já que o sistema ainda traz comando de áudio. Na Ufersa Caraúbas, o aplicativo foi pensado para os estudantes e professores da licenciatura em Letras-Libras que hoje já conta com 3 professores surdos.
SAMSUNG CAMERA PICTURES
Com o projeto aprovado, aluno e professor vão poder melhorar o aplicativo em São Paulo
Com a aprovação no Campus Mobile, o estudante de Letras-Libras, Francisco Ebson, de 22 anos, já tem garantida uma viagem para São Paulo. Em fevereiro de 2015, o jovem universitário, que já é formado em tecnologia em rede de computadores, vai participar de oficinas de formação com o objetivo de desenvolver e aplicar melhor o LibVoz. Pelo regulamento do programa, os 6 melhores projetos serão premiados com R$ 1,8 mil e os selecionados também terão a chance de participar da última fase do Campus Mobile. Os univeristários que atingirem as expectativas serão premiados com R$ 6 mil e os estudantes que tiverem o melhor desempenho em cada categoria irão ganhar uma viagem para a cidade de Palo Alto, nos Estados Unidos. Lá os jovens farão uma visita ao Transformative Learning Technologies Lab (TLTL), da Universidade de Stanford, na Califórnia. Vão conhecer a região do Vale do Silício, cidade natal de grandes companhias inovadoras do mundo.
Para executar o projeto do aplicativo em Caraúbas, Francisco Ebson contou com a orientação do professor de Engenharia Elétrica, Ailton Junior. Mesmo sendo de áreas diferentes, aluno e professor usaram a interdisciplinaridade e conseguiram aliar tecnologia com inclusão. Com isso, todos os cursos da Ufersa Caraúbas saíram ganhando. Para Ailton, foi uma grata surpresa a aprovação do aplicativo no programa do Instituto Claro, já que a disputa foi acirrada com milhares de outros projetos univeristários do Brasil. “A expectativa agora é levar o projeto para São Paulo e ser selecionado para as próximas fases,” comemora o professor. Francisco Ebson também é otimista. O jovem reforça o estudo pensando numa possível viagem ao exterior.

 Fonte: Portal UFERSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário