quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Robinson Faria se reunirá com Dilma Rousseff e vai a SP agradecer a Lula



http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/O governador eleito do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, embarcou no final da manhã desta terça-feira para Brasília, onde terá, de hoje  até sexta, uma bateria de audiências com autoridades. É a primeira viagem oficial dele, como governador eleito nas urnas do dia 26 de outubro. Antes de partir para a capital federal, o futuro governador formalizou, nesta segunda-feira, a sua equipe de transição do governo. Coordenada pelo vice-governador eleito, Fábio Dantas, o grupo, integrado por doze membros, inicia hoje os trabalhos, a partir das 15h30, com reunião na Escola de Governo.

Nesta quarta, Robinson será recebido pela presidente da República reeleita, Dilma Rousseff (PT), às 10 horas. Além da mulher, futura primeira-dama do Estado, Julianne Faria, estão acompanhando o governador eleito em comitiva a bancada de deputados estaduais e federal eleitos do PSD nestas eleições. No RN, o PSD elegeu três dos 24 deputados estaduais: José Dias, Dison Lisboa e Galeno Torquato. O federal Fábio Faria, filho de Robinson, foi reeleito para a Câmara dos Deputados. A reunião no Planalto contará com a presença do governador reeleito do PSD de Santa Catarina, Raimundo Colombo, além de deputados federais e estaduais de todo o País. Do Rio Grande do Norte, Robinson fez questão de levar a senadora eleita através de sua aliança: a deputada federal Fátima Bezerra (PT).

Na sequencia da visita presidencial, ainda amanhã, Robinson iniciará um “périplo” por ministérios em Brasília. Antes, ele terá audiências com representantes da bancada federal. Deputados federais que estiveram com ele durante esta campanha, como Betinho Rosado (PP), Fábio Faria (PSD) e Fátima Bezerra (PT) apresentarão ao governador eleito projetos e parcerias que cada mandato mantém em Brasília em favor do Estado. Há expectativa, ainda não confirmada, de uma audiência do governador eleito com os demais deputados federais da bancada do RN. O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves (PMDB), e o deputado federal João Maia (PR), adversários que foram derrotados por Robinson nestas eleições, ainda não confirmaram participação na audiência.

Robinson deverá permanecer na capital federal até a próxima sexta-feira. Nas visitas que fará após a reunião com Dilma, consta uma ida ao Ministério da Educação. A audiência com o ministro Artur Chioro foi agendada pela deputada federal Fátima Bezerra. A ideia é iniciar uma parceria com um dos ministérios mais importantes para o governo Robinson Faria, que seria o da Educação. A petista Fátima Bezerra, que tem dedicado o mandato de deputada federal à melhoria do sistema educacional do Estado, afirma que irá atuar para intensificar os investimentos do governo federal no setor.

Por fim, o governador eleito deverá ter uma audiência com o presidente nacional do PSD, ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab. A data da audiência está indefinida e poderá ocorrer na sexta-feira mesma pela manhã. De acordo com informações de bastidores, o encontro com Kassab seria para discutir o futuro do PSD, que elegeu apenas dois governadores nestas eleições: além de Robinson, Raimundo Colombo, de Santa Catarina. Nas expectativas políticas, aguarda-se a indicação de Gilberto Kassab para o Ministério das Cidades, um dos mais importantes para Estados e Prefeituras.

Integrante da equipe de transição conhece Escola de Governo

A procuradora da Assembleia Legislativa e ex-consultora geral do Estado Tatiana Mendes Cunha esteve nesta manhã na sede da Escola de Governo, para conhecer as instalações onde, a partir de hoje à tarde, a equipe de transição irá realizar a primeira reunião de trabalho. Ela aprovou as instalações e se disse “muito bem recepcionada” pela direção da escola. “É um ambiente bom para começar o trabalho”, afirmou.

Inicialmente será disponibilizada uma sala para a primeira reunião de trabalho, agenda para as 15h30 desta terça. O encontro será o primeiro com os doze membros da equipe, indicados ontem pelo governador à governadora Rosalba Ciarlini (DEM), que entregará o governo no dia 31 de dezembro deste ano ao seu sucessor. Segundo Tatiana Mendes Cunha, de início a equipe necessita apenas de salas com internet. “Teremos outras salas disponíveis e uma específica para reuniões com o governador quando vier nos visitar”, informou.

Coordenada pelo vice-governador eleito Fábio Dantas, a equipe de transição definirá hoje a dinâmica dos trabalhos, com cada um se responsabilizando por uma área específica. “Na reunião de hoje faríamos uma avaliação, nos conheceríamos e faríamos um planejamento para começarmos a trabalhar”, diz Tatiana, ressaltando a coordenação de Fábio Dantas no processo. Sobre a equipe de transição, a ex-consultora do Estado disse que a equipe foi escolhida procurando enfatizar o fator técnico. “A gente procurou escolher técnicos de áreas determinadas. Temos pessoas na equipe que podem colaborar em áreas distintas”, frisou.

Perfil técnico predomina na equipe do governador Robinson

Conforme vem propagando desde a campanha, o governo Robinson Faria terá perfil técnico, desde a equipe de transição. O perfil dos integrantes da equipe de transição primou pela composição técnica em sua quase totalidade. Até mesmo quem poderia se encaixar no perfil político, como o vice-governador eleito Fábio Dantas e o deputado federal Fernando Mineiro, são reconhecidos pela capacidade técnica no uso de suas atribuições políticas.

Em todas as indicações, além do quesito técnico, o governador eleito levou em consideração dois elementos fundamentais para a escolha: a confiança e a capacidade política, ambos necessários na atividade administrativa. Do lado do governo Rosalba, a indicação foi política. A governadora do Estado indicou o marido, Carlos Augusto Rosado, para gerenciar as informações a serem repassadas à equipe de Robinson.

O primeiro nome da lista de transição de Robinson é o vice-governador eleito Fábio Dantas. Atual deputado estadual, ele irá coordenar a transição. Advogado, ex-diretor do Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte, Fábio é reconhecidamente um perfil técnico com habilidades políticas. Articulado e conciliador, Fábio tem feito um trabalho de agregação ao projeto de Robinson desde o período pré-eleitoral, o que se intensificou durante a campanha. Para este trabalho de transição, irá coordenar técnica e politicamente a equipe.

O segundo nome da lista de Robinson soma fatores técnicos, políticos e, sobretudo, de confiança. Bacharel em Direito e Analista de Sistemas, Julianne Faria é esposa de Robinson e foi indicado para a equipe de transição. Embora participar da equipe de transição não signifique indicação certa para o governo, Julianne poderá resgatar a figura da primeira-dama atuante na gestão do Estado, com foco na Assistência Social, uma vocação da advogada, que teve atuação discreta, mas fundamental na campanha do marido.

O terceiro nome da lista de transição de Robinson Faria é outro desses nomes que poderiam entrar na conta de perfil político, mas que, no desempenho do mandato parlamentar, destaca-se justamente pela qualificação técnica. Trata-se do deputado estadual Fernando Mineiro. Biólogo, especialista em Educação, ele foi o coordenador da campanha de Robinson no segundo turno em Natal, garantindo expressiva maioria de votos para o governador eleito. É ao lado da senadora eleita Fátima Bezerra, petista de confiança do governador eleito. Não se sabe se ocupará um cargo na gestão Robinson.

O quarto nome da lista é Adriano Gadelha. Indicado da deputada federal Fátima Bezerra, Adriano tem perfil técnico. Servidor público federal, atua como assessor parlamentar da senadora eleita. Adriano é primeiro suplente de deputado federal e poderá ser convocado para assumir uma cadeira na Câmara dos Deputados, caso seja confirmada a presença do deputado federal eleito Betinho Segundo para ocupar uma pasta no primeiro escalão do governo Robinson Faria.

O quinto nome da lista é Tatiana Mendes Cunha. Advogada, procuradora da Assembleia Legislativa e ex-consultora Geral do Estado, é pessoa de estrita confiança do governador eleito Robinson Faria.

Ainda fazem parte da lista figuras de total perfil técnico, como: Mário Sérgio de Oliveira Gurgel, analista de sistemas com formação em Gestão da Informação, Estatística e Gestão de Pessoas e ex-Subsecretário de Recursos Humanos do RN; Leonardo Yure de Carvalho Silva, Administrador e Gerente da Caixa Econômica Federal no RN, Kalina Leite Gonçalves, delegada de Polícia Civil e Interventora da Fundac; Frederico Lara Menezes, contador, ex-contador Geral do Estado, ex-secretário-adjunto da Controladoria e atual Secretário Geral da Assembleia Legislativa, José Aldemir Freire, Economista e Chefe da Unidade Estadual do IBGE, Maria de Salete Dantas Gurgel, Auditora do SUS no município de Mossoró, e Luis Henrique Souza e Silva, advogado e assessor de Robinson Faria.

Fonte: Portal JH

Nenhum comentário:

Postar um comentário