sábado, 4 de outubro de 2014

Henrique tem 50% e Robinson, 42% dos votos válidos no RN, aponta Ibope

 cidadenewsitau.blogspot.com.br 
  
 
Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Rio Grande do Norte:
Henrique Eduardo Alves (PMDB) - 50%
Robinson Faria (PSD) - 42%
Professor Robério Paulino (PSOL) - 5%
Simone Dutra (PSTU) - 2%
Araken Farias (PSL) - 1%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.

Segundo o Ibope, “Henrique Alves mantém vantagem, mas não é possível afirmar se haverá definição no primeiro turno”.
A pesquisa foi encomendada pela Inter TV Cabugi.

Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Henrique - 40%
Robinson - 33%
Robério - 4%
Simone - 1%
Araken - 1%
Branco/nulo - 15%
Não sabe - 6%
No levantamento anterior, realizado pelo instituto nos dias 26 e 28 de setembro, Henrique tinha 38%, seguido por Robinson, com 31%.
Segundo turno
O Ibope fez uma simulação de segundo turno entre Henrique Eduardo Alves e Robinson Faria. Os resultados são os seguintes:
Henrique: 42%
Robinson: 36%
Branco/nulo: 15%
Não sabe/não respondeu: 7%
Realizada entre os dias 1º e 3 de outubro, a pesquisa contou com entrevistas de 812 eleitores em 40 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, o que quer dizer que, se levada em conta a margem de erro de dois pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) sob o protocolo número RN-00041/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00982/2014.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário