quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Facebook irá lançar app que permite anonimato de usuários, diz jornal

Facebook permite em alguns países que usuários escolham entre 54 gêneros (Foto: BBC)O Facebook irá lançar um aplicativo para smartphones e tablets que permite que seus usuários interajam uns com os outros sem se identificar, segundo reportagem do jornal "The New York Times", que conversou com duas pessoas familiarizadas com o assunto. O app deve chegar nas próximas semanas. Ainda não se sabe como ele irá funcionar e se ele irá usar de alguma forma a rede social da empresa.
O objetivo do aplicativo, de acordo com as fontes ouvidas pelo jornal, é permitir que os usuários do Facebook se mantenham sob anonimato e "usem pseudônimos para discutir abertamente sobre tópicos que talvez eles não estejam confortáveis em conectar a seus nomes reais".
Segundo o "NYT", o novo aplicativo é uma prova de que a rede social, por mais que tenha se dedicado a servir como identidade digital e um mapa de conexões dos usuários, está disposta a explorar alternativas de comunicação.
A possibilidade de anonimato vem de encontro com duas polêmicas envolvendo o assunto na internet. Nas últimas semanas, o Facebook cancelou as contas de usuários que não usavam seu nome de batismo. A questão repercutiu fortemente entre a comunidade LGBT e até causou uma debandada de pessoas à rede social Ello.
No Brasil, o aplicativo Secret, que promove o compartilhamento de forma anônima de frases e imagens, bombou, causou polêmica e chegou a ser proibido. Posteriormente, a Justiça liberou o app a pedido do Google.
Procurado pelo jornal, o Facebook afirmou que não comenta rumores. Atualmente, a rede social de Mark Zuckerberg tem mais de 1 bilhão de usuários.

Fonte: G1 via  Cidade News

Nenhum comentário:

Postar um comentário