sexta-feira, 8 de agosto de 2014

MUNICÍPIO DE ITAÚ-RN REALIZARÁ 1º FÓRUM COMUNITÁRIO DO SELO UNICEF - MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 NESTA TERÇA-FEIRA (12)



            O município de Itaú-RN estará realizando o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF Edição 2013-2016, no próximo dia 12 de agosto do ano em curso, das 7:30h às 12:00h no Centro de Referência da Assistência Social/ CRAS – Centro de Itaú-RN. O Fórum é uma das ações inerentes ao Selo Unicef para esse ano de 2014.



            O Fórum Comunitário é um espaço de encontro e diálogo participativo no município. Na oportunidade a comunidade analisa a situação das crianças e dos adolescentes, planeja e sugere ações pela garantia dos direitos da infância e adolescência, monitora e avalia o impacto de projetos, programas e políticas sociais voltadas à melhoria da população de zero a 17 anos. O Fórum será coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), seguindo as orientações de um guia específico, enviado ao município pelo UNICEF.
            Podem participar do Fórum: conselheiros, lideranças comunitárias, sindicais e religiosas, crianças, adolescentes e suas famílias, profissionais de saúde, educação e assistência social, comunicadores e artistas, representantes do setor empresarial, entre outros atores, previamente convidados pelo CMDCA. Todos têm a oportunidade de refletir e, juntos, definir as prioridades para a garantia dos direitos da criança e do adolescente e para o alcance dos objetivos do Selo.
            O 1º Fórum Comunitário marca o lançamento do Selo UNICEF no município que tem como objetivos:
- Promover o lançamento municipal e explicar a metodologia do Selo;
- Apresentar o(a) articulador(a) e a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e Adolescência;
- Realizar uma análise sobre a situação da infância e da adolescência no município, com base nos indicadores oficiais e no Diagnóstico Participativo; e
- Identificar possíveis gargalos para a realização dos objetivos do Selo e formas de superá-los.    Durante o 1º Fórum, os participantes devem sugerir ações prioritárias para o alcance dos objetivos propostos pelo Selo UNICEF aos municípios para, assim, melhorar a vida de crianças e adolescentes.


            Assim sendo, as informações coletadas por ocasião do forum em evidencia, servirão de subsídio para a elaboração do Plano Municipal de Ação para a Proteção Integral das Crianças e Adolescentes, vinculado aos programas e ações do município.

Fonte: Márcio Melo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário