quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Estudantes vencedores em competição nacional são recepcionados por escolas

Estudantes destacam que o resultado é um estímulo Estudantes destacam que o resultado é um estímulo
Os estudantes do Ceamo e do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL), vencedores da 6ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), foram recepcionados nas respectivas instituições. Os alunos conquistaram lugar de destaque na competição, disputando entre 305 equipes de todo o país. 
Para Fabíola Vale, diretora-geral do Ceamo, o resultado foi uma alegria muito grande. "O RN foi um dos estados que mais ganharam medalhas nessa Olimpíada. Estamos competindo de igual para igual", destaca. 
O estudante Júlio Azevedo, um dos ganhadores, diz que a Olimpíada é importante para adquirir conhecimento e também se preparar para futuros exames, como o Enem. A estudante Ana Carolina ratifica o pensamento do colega. "Quando nos inscrevemos, nosso propósito era aprender, por mais que fosse uma competição, nosso objetivo era adquirir mais conhecimento", declara. 
A estudante Thiciane Janete destaca que o resultado é um estímulo para continuar se dedicando aos estudos. "Foi o nosso primeiro ano na Olimpíada. Vamos sim participar no próximo ano, e nos preparar para ganhar o ouro na próxima Olimpíada", diz. 
O professor de história do Colégio Diocesano, Alderi Jasa, informa que das 15 equipes que participaram da Olimpíada, todas chegaram até a penúltima fase, e duas delas foram para a final. Ele disse que o tema da competição foi a Ditadura Militar. 
"Em uma das etapas, os alunos tiveram que entrevistar alguém que de alguma maneira tivesse relação com o regime. Foram desafios que tornavam a competição ainda mais apaixonante a cada fase", frisou o professor.
Para a aluna Beatriz Gomes, integrante da equipe vencedora, o resultado foi surpreendente. "Confesso que não esperava chegar tão longe. Nos preparamos, inclusive respondendo questões durante os sábados, e quando saiu o resultado a empolgação tomou conta do grupo". 
A equipe medalha de prata do Diocesano foi composta pelas estudantes Gabriela Holanda, Beatriz Gomes e Sâmela Ester. Já a equipe que recebeu medalha de honra ao mérito é formada pelos alunos Franco Mateus, Heloisa Souza e Mylena Ketlen. 
Para o professor Rafael Magno, os reflexos positivos de uma conquista como essa para o currículo desses alunos são inquestionáveis. "Para a formação desses alunos, esse resultado valorizará ainda mais os seus currículos. Sem contar que estamos presenciando os próprios alunos fazendo a história", conclui.


Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário