sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Alunos do curso de Recursos Humanos apresentam trabalho de pesquisa a secretários e ao gestor municipal de Itaú-RN

Profissionais qualificados é o que toda empresa deseja em seu quadro de funcionários, por este motivo a Prefeitura Municipal de Itaú através da administração municipal tem
buscado qualificar seus funcionários através de cursos e capacitações para que os mesmos possam de mãos unidas construir um melhor desenvolvimento para seus munícipes.




Sendo assim, a Secretaria de Assistência Social através do Acessuas conseguiu junto ao PRONATEC/SENAI o curso de Recursos Humanos. Este curso que visa trazer soluções no que tange problemas de relacionamento entre profissionais e comunidade.

Nesta quinta-feira (21) os alunos fizeram uma apresentação de uma pesquisa junto a quatro secretarias, onde foram diagnosticados problemas e possíveis soluções para eles, e entregue relatórios de todo estudo feito pelos alunos.


Essa foi a proposta do Professor orientador do curso Alan Amorim, que levantou a ideia dos alunos buscarem em outras secretarias os desafios e as ações desenvolvidas por cada uma.


A primeira apresentação partiu do grupo que levantou uma pesquisa junto a Secretaria Municipal de Saúde e o público alvo atendido por ela, onde foi diagnosticado vários pontos negativos, principalmente no que se refere ao atendimento e o serviço prestado pelos médicos.


A segunda apresentação trouxe um diagnóstico da Secretaria de Assistência Social, onde foi abordado a falta de recursos que a secretaria necessita para execução de projetos que possam trazer soluções, já que a mesma lida diretamente com a comunidade social, a vulnerabilidade social, onde a diminuição desses recursos tem prejudicado cada vez mais esses projetos, entretanto, resultados satisfatórios foram apresentados mesmo diante desses desafios.



A Secretaria Municipal de Educação foi a terceira apresentada, e o estudo mostrou também a falta de recursos para uma educação de qualidade e a prefeitura tem que suprir grande ou a Maior parte dos recursos federais que não são suficientes para proporcionar uma boa educação; sem falar nos grandes desafios, inclusive destacado pela Secretária de Educação Mirianete Brasil, que tem que se esforçar, se sobrecarregando para manter atualizadas as informações junto ao Ministério da Educação e a falta de profissionais qualificados dentro da secretaria, dificulta o bom funcionamento.

Em relação a Educação, Ciro destacou o grande quadro de professores e os aumentos de salários que geram despesas para o município e os recursos federais são insuficientes para garantir a folha de pagamento, sendo necessário direcionar outros recursos municipais, que ao invés de aumentar na maioria das vezes diminuem, para complementar a folha.



O último diagnóstico foi referente a Secretaria Municipal de Administração e Finanças, essa secretaria que é responsável pelo setor financeiro e administrativo do município, onde deve se ter uma maior atenção, visando os erros, pois qualquer falha pode ser fatal para o município como para o próprio administrador, entretanto, não ficou distante da realidade das dificuldades encontradas entre as demais secretarias apresentadas.

O Prefeito Ciro Bezerra parabenizou todos os grupos pelas pesquisas, dizendo ainda que as mesmas, servirão de apoio para buscar soluções e que o curso foi de fundamental importância, fazendo questão que o mesmo fosse direcionado aos funcionários da prefeitura para que os mesmos pudessem cooperar com a administração municipal.

O resultado foi tão positivo que os próprios alunos agradeceram a administração municipal pela forma de capacitação, pois de acordo com depoimentos dos próprios cursistas, pensaram que seria mais um momento de noite perdida, e que já na primeira aula foram seduzidos pelo curso de Recursos Humanos que poderão a partir de então colocar em prática a aprendizagem adquirida.

A Secretária de Educação e a de Ação Social, Mirianete Brasil e Jaíra Martins, respectivamente, destacaram que os cursos não vem de mãos beijada para o município, o interesse da administração foi de fundamental importância, visto que, o município de Itaú-RN é um dos que mais tem promovido cursos do PRONATEC/SENAC/SENAI, e que muitos municípios não conseguiram apenas um ou dois cursos, enquanto outros nenhum deles.

O Professor Alan Amorim confirmou a informação e parabenizou o município, principalmente os alunos do curso de Recursos Humanos por terem aproveitado ao máximo cada aula, e que aprendeu muito mais do que ensinou.

A aula foi encerrada trazendo novos horizontes para o município, que mesmo diagnosticando muitas dificuldades, a maioria das ferramentas para a solução delas, está na compreensão, cooperação e querer de cada um.


 https://plus.google.com/photos/108083535251730626574/albums/6050213532284511841



Fonte: Assecom Itaú-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário